Meditação – A Ciência, os Beatles, o Budismo e o Hinduísmo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Um biólogo molecular na década de 70, Kabat Zinn, desenvolveu um método de terapia baseado no conceito sati do Budismo, que é a atenção plena, e ela servia para reduzir o stress.

Com isso aumentou o interessa pela meditação aqui no Ocidente, e cada vez mais os profissionais da saúde se interessam por essa técnica, pois ela ajuda muito.

Porém a meditação traz muito mais resultado do que somente o stress, para o Budismo, Hinduísmo e Taoísmo, essa pratica faz parte de um importante caminho para atingir o Nirvana, que é uma felicidade constante e maravilhosa.

Para o Budismo o Sati é o primeiro passo no caminho da iluminação, que é trazer a atenção para o momento em que você está vivendo, e não ficar distraído pensando no que aconteceu ou no que vai acontecer.

Kabat Zinn sabia que muitos ficariam felizes com a meditação dentro de uma religião, mas para outros isso não é uma coisa bem vista, causando preconceito com a pratica, então esse biólogo criou um método cientifico para que todos pudessem se beneficiar com a pratica meditativa.

A atenção no momento presente nos destitui de julgamentos, apenas vivenciar o presente, e isso é muito mais do que seu nome quer dizer, pois quando fazemos isso vivenciamos o absoluto, o que é uma coisa maravilhosa.

Cada vez mais médicos e terapeutas indicam a meditação, mas não só eles, ela também entrou no meio empresarial, pois os empregados rendem mais e fiam mais saudáveis mentalmente fazendo a pratica meditativa.

O Budismo vem do Hinduísmo, pois Buda foi um praticante dessa religião, onde rompeu com o ascetismo hindu, e ensinou um caminho para o Nirvana, além de ter conceitos iguais aos da religião da Índia.

A meditação faz parte do Hinduísmo, e Buda trouxe essa técnica para seus seguidores, sendo ela muito importante.

Para o Hinduísmo todos somos seres que originamos de Deus, ou Brahman, e a meditação nos conecta com o nosso Criador, assim como com nosso espirito.

Os Beatles deixaram a meditação do Hinduísmo famosa na década de 60.

Os Beatles eram praticantes da Meditação Transcendental.

A meditação transcendental se usa como único foco de atenção um mantra, e esse mantra tem um poder que nos ajuda.

O progresso na meditação chega em um ponto que nada do é externo, negativo ou ruim nos atinja.

No Budismo a atenção plena nos leva a realidade como ela é, e no Hinduísmo ela nos leva a ficarmos integrados a Deus, e isso talvez seja a mesma coisa com uma linguagem e conceitos diferentes.

A realidade como ela é, é que fazemos parte do Todo, assim como Deus é tudo.

Porém o Budismo não nega e nem afirma Deus, então não pode ser uma religião teísta ou ateísta.

Na verdade não importa qual religião seguimos, mas sim o quanto nos autoconhecemos e ficamos felizes nela.

Tanto a meditação budista como a hindu nos levam ao autoconhecimento e ao objetivo do Nirvana.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

Você também pode se interessar por: